quarta-feira, 11 de maio de 2011

POLICLÍNICA DE BATURITÉ ATENDE GUARAMIRANGA

POLICLINICA BATURITÉ
Os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti formam o consórcio público de saúde da microrregião de saúde de Baturité, responsável pela gestão da Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dr. José Marcelo de Holanda.
Serviços ofertados em maio de 2011
Assim a população dos oito municípios não está mais se deslocando para Fortaleza para realizar consultas médicas em otorrinolaringologia e oftalmologia e exames de endoscopia digestiva, especialidades que apresentavam maior carência de oferta de serviços na região. Esses serviços agora são garantidos na Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos, construída pelo governo do Estado. A nova unidade oferece neste mês de maio 2.895 atendimentos. Desse total, 792 consultas médicas em quatro especialidades, 1.246 exames de imagens em cinco especialidades, 324 consultas de psicologia, 300 procedimentos de fisioterapia e 233 de terapia ocupacional. Em abril, esses municípios, que somam 133 mil habitantes, demandaram um número ainda reduzido de atendimentos em relação à oferta de serviços. Foram 178 consultas médicas especializadas, 173 exames de imagem e 10 atendimentos. O encaminhamento de pacientes para a policlínica é feito pelas secretarias de saúde dos municipais , a partir da solicitação de consultas e exames feitas pelos médicos da atenção básica de saúde. No agendamento, o paciente escolhe data e horário para a consulta ou exame, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, de acordo com a disponibilidade de vagas.
A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município. Toda a regulação é feita por computador pelo Sisreg III, sistema on-line criado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo  e otimização na utilização dos recursos.
Com o pleno funcionamento, a Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos tem capacidade para realizar até 7.964 mil consultas médicas e exames de imagem por mês. O Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará prevê para a policlínica a oferta de consultas médicas especializadas em oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico são radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISITADA