sábado, 13 de agosto de 2011

GUARAMIRANGA PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO ECO-SUSTENTÁVEL



























Com o fim de integrar a cidade com a paisagem natural, encontra-se sendo projetada uma reestruturação paisagística e urbanística do centro da cidade.
Tudo começou quando Joaquim Caracas, Plauto Demétrio, Antônio de Matos Brito (Brito) e Antônio Miranda contrataram a arquiteta urbanística, Karina Diógenes Rodriguez, CREA RNP 060072890-0, karina_diogenes@hotmail.com, para elaborar um projeto inicial.
O projeto inicial, conforme esboço acima foi apresentado ao prefeito Luís Viana que gostou e contratou a arquiteta para da a continuidade ao estudo.
Assim, a partir do estudo do diagnóstico da realidade atual do centro urbano foi elaborado a proposta de intervenção das melhorias que visam a modificação da realidade, com os objetivos de promover harmonia estética visual da cidade, bem como, melhorar a qualidade de vida da sua população.


TESES

Aproximação com o meio ambiente natural contribuindo para o equilíbrio psíquico-social da população;
Melhoria do aspecto estético e visual contemplativo e de lazer;
Estabilidade do microclimática (diminuição da poluição visual, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, absorção da poluição atmosférica); e,
Promoção da diversidade de espécies da flora e consequentemente da fauna.


A PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO URBANA
A Reestruturação Urbana foi pensada inicialmente em adequação dos equipamentos urbanos, como praças públicas e as caixas de vias do sistema viário principal.
Foi proposta uma linha exclusiva de mobiliário urbano para a cidade, com o objetivo de promover a harmonia e a unidade da paisagem urbana. Esta linha compreendeu as sinalizações verticais com placas de estabelecimentos, totens informativos da APA, placas indicativas para suporte de sinalização, segurança pública e proteção (cercas), sistema de iluminação pública, com luminárias e postes com fiação subterrânea, esporte e lazer, com playground, academia de ginástica, bancos, calçadão, canteiros, jardineiras, vasos, e ainda, lixeiras para resíduos orgânico e inorgânico, telefones públicos, bem como, a ordenação destes nos passeios.
Todo o mobiliário urbano proposto terá um tratamento especial de modo harmonioso com a paisagem natural e construída, quanto ao tipo de material utilizado, cor empregada. levou em consideração a sustentabilidade ecológica, a exequibilidade, o custo de implantação e a manutenção dos mesmos.


A PROPOSTA REESTRUTURAÇÃO PAISAGÍSTICA
Foi proposta uma vegetação de grande porte como árvores, arvoretas e palmáceas e ainda manchas de vegetação de médio e pequeno porte como arbustos e coberturas/forração.
A flora proposta foi escolhida com critério de maneira a permitir uma convivência harmoniosa com a existente e ainda a procriação natural da fauna, tanto no sentido de mantê-la quanto de aumentá-la.
A indicação das espécies botânicas e a sua distribuição se deu a partir da percepção de paisagem natural, e ainda, observando os efeitos de cores, formas, aromas e texturas que se harmonizavam e todos os efeitos de combinação ou destaques que se quis um melhor efeito natural.


LOCAIS DAS INTERVENÇÕES
 Praça de entrada da cidade - Mural com a foto do Coronel Adauto Bezerra - com área de 734,00 m²;

Via de acesso principal ao Centro, tendo início no encontro da CE 065 com a Rua Coronel Linhares, seguindo pela Rua Joaquim Alves Nogueira terminando no Condomínio Recanto das Palmeiras - Antigo Hotel do CTL/CNEC - com extensão aproximada de 1.500,00 m;

 Praça com Área de 424,00m² (esquina das ruas Joaquim Alves Nogueira e Coronel Francisco Matos Brito);

Praça em frente à Prefeitura com Área de 2.160,00m², e

Praça em frente ao Teatro Rachel de Queiroz com Área de 8.000,00m².

AMIGOS DE GUARAMIRANGA

O grupo inicial, juntamente com a arquiteta e a Prefeitura estão fazendo os orçamentos e criando as prioridades nas obras a serem executadas, em paralelo, estão também conversando e apresentando a grupos de empresários com interesse em ajudar a cidade e bancar as obras juntamente com o Governo Estadual que verbalmente já se propôs a participar dessa iniciativa.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISITADA