sexta-feira, 23 de setembro de 2011

GUARAMIRANGA NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Noitários de São Francisco
PROGRAMAÇÃO FESTA DE SÃO FRANCISCO
Dia 24/09 (Sábado) Abertura
07h00min - Alvorada com Música, fogos e repique dos sinos
07h30min - Momento de oração
08h00min - Caminhada com a Bandeira de São Francisco
09h00min - Hasteamento da bandeira e café partilhado
17h00min - Carreata de São Francisco e bênção dos motoqueiros saindo de Pernambuquinho
Todos os dias
12h00min - Repique dos sinos
18h30min- Ofício de São Francisco
19h00min - Missa e novena


Dia 25/09 (Domingo)
Bênção: Bíblia
Convidados: Conjuntos Frei Domingos, Santa Edwirges e Manoel de Castro
Parte Social - Bingo



Dia 26/09 (segunda-feira)
Bênção: A água
Convidados: Todos os jovens e as crianças


Dia 27/09 (terça-feira)
Bênção: As chaves dos lares
Convidados: As mulheres e homens do terço
Parte Social: Por conta dos grupos


Dia 28/09 (quarta-feira)
Bênção: Os alimentos
Convidados: As escolas
Parte Social: Por conta das escolas


Dia 29/09 (quinta-feira)
Benção: fogo (trazer velas)
Convidados: Os idosos e grupos da Melhor idade
Nesta noite dia de São Miguel após a novena procissão para o cemitério e entronização da Imagem de São Miguel Arcanjo



Dia 30/09 (sexta-feira)
Bênção: As alianças
Convidados: Todos os casais
Parte Social: Por conta dos casais


Dia 01/10 (sábado)
Benção: As plantas
Convidados: Os turistas
Parte Social: Leilão dos partidos Azul e Encarnado


Dia 02/10 (domingo)
Benção: Franciscos (as)
Convidados: Os comerciantes
Parte Social: bingo


Dia 03/10 (segunda-feira)
Benção: Flores
Convidados: Todas as comunidades
Parte Social: bingo


Dia 04/10 (terça-feira) Encerramento
08h00min - café da partilha
09h00min - missa e benção dos animais
17h30min - Concentração da Imagem de São Francisco no campo de futebol e procissão
18h00min - Missa Solene de encerramento
 
HISTÓRICO
Embora não exista uma Capela em Guaramiranga com a devoção a São Francisco de Assis, desde os primeiros anos da chegada dos Frades Capuchinhos que se celebra os novenários.

QUAL A ORIGEM DOS FRADES CAPUCHINHOS
No início do século XVI, fr. Mateus de Bascio, sacerdote da Ordem dos Frades Menores, jovem de pouca cultura mas com jeito de pregador popular, pertencia ao grupo, que na Província das Marcas reclamava a liberdade de observar a Regra ao pé da letra. Disse que teve uma visão, em que o próprio São Francisco o confirmou em sua atitude, no qual viu também que o hábito do Seráfico Pai não era o mesmo que então vestiam, mas muito mais rude e com capuz pontiagudo costurado à túnica. Adotou esta veste, e deu-se à prática literal da Regra. Por não contar com a aprovação de seus superiores, uma noite saiu secretamente de seu convento de Montefalcone e foi para Roma. Obteve de Clemente VII, a permissão para observar a Regra segundo seus desejos, vestir o hábito que já levava e andar pregando por toda a parte. Começou a anunciar a palavra de Deus, com grande fervor. O Provincial João de Fano mandou encarcerá-lo, como fugitivo e vagabundo, no convento de Farano. Quando estava preso havia uns três meses, a notícia chegou a Catarina Cibo, duquesa de Camerino, sobrinha de Clemente VII, que o venerava, porque exercera heroicamente a caridade junto aos empesteados em 1523, e exigiu imediatamente sua libertação (in Postado por Frades Capuchinhos - Província de São Paulo).
Os companheiros do fr. Mateus de Bascio se juntaram em uma congregação que se intitulou Frades Menores Eremitas, como um ramo dos Franciscanos Conventuais, mas com vigário próprio, embora sujeito à jurisdição do Geral dos Conventuais. O nome popular de Frade Capuchinho deriva do nome do capuz usado por eles (capucize).

COMO CHEGARAM NO CEARÁ E EM GUARAMIRANGA
Em 1892, os Capuchinhos da Província Lombarda, na Itália, recebem da Santa Sé, através da Cúria Geral, a incumbência de abrirem uma Missão indígena na Amazônia. O projeto também abrangia o Nordeste do Brasil, enfeixava objetivos e interesses amplos e diversificados, embasados de muito sacrifício e dedicação.
Foi neste desafiante ônus que a Província de Milão assumiu, com muitos sacrifícios, por amor ao Reino de Deus tal incumbência. A Província do Ceará e Piauí é frutos deste heroico empreendimento.
A Província do Ceará e Piauí é frutos deste heroico empreendimento. Apresentamos o trabalho dos Missionários lombardos em dois períodos, de acordo com a prioridade assumida por eles: período de exploração e fixação da Missão (1892 – 1922); e período de implantação da Ordem (1928 – 1966) – (in Frei Alexandre Veloso, OFMCa. - A Serviço da Pastoral Vocacional).
Ana Felício Caracas, viúva de José Pacifico da Costa Caracas, pioneiro do então Povoado de Conceição,  atual, Guaramiranga, valeu-se da proteção de Nossa Senhora de Lourdes para conseguir educar seus filhos, prometendo erigir uma capela com está invocação. Conseguida como de fato foi a sua promessa, deu logo início aos trabalhos, precisamente no dia 02.02.1887, com o assentamento da primeira pedra. Após seis anos estava concluída a igrejinha da Gruta e em 15.10.1892 efetuou-se a benção solene com a presença do Bispo Dom Joaquim José Vieira, clero e fiéis, na Igreja da Matriz Nossa Senhora da Conceição foi procedida à benção da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que em seguida, foi conduzida para a nova capela, onde foi dada a benção da Igreja, estavam presentes, o Vigário de Ipueiras, Pe. Francisco Máximo Feitosa, o de Conceição, Pe. José Leorne Menescal, o de Pendência, hoje Pacoti, Pe. Antônio Ferreira Lima, Dr. José Augusto da Frota (Padre Frota) entre outros. No dia seguinte, o Bispo D. Joaquim, auxiliado pelos sacerdotes citados, realizaram a sagração do altar da capelinha
Em 23.04.1898, Ana Felício Caracas, fez a doação da igreja e do terreno dos fundos da mesma, desmembrado da Fazenda Macapá, e mais 25 palmos de terreno de cada lado da a Diocese.
Em primeiro de março de 1934, a igreja e o referido patrimônio passaram aos Frades Capuchinhos, representados por Frei Silvério de Milão, os Capuchinhos logo construíram um prédio destinado ao curso suplementar da Escola Apostólica da Ordem dos Padres Capuchinhos da Missão do Maranhão. Nos fins do ano de 1938, Frei Honório de Origgio, remodelou a primitiva gruta, que era pequenina e de pedra, substituindo-lhe por uma grande e espaçosa, confeccionada de flandres. Frei Cosme de Borno, durante os anos de 1947 e 1948, substituiu a gruta feita por Frei Honório, por uma artística gruta de pedras recamadas de micas, dotou a igreja de duas capelas laterais, condecorou-a de pinturas e de artísticos painéis. No ano de 1993 a dita Capela foi restaurada pela Secretaria de Cultura do Estado.
FOTOS DE COMO FOI
VEJA O VÍDEO DA ORAÇÃO ABAIXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISITADA